REUNIÕES MEDIÚNICAS
REUNIÃO MEDIÚNICA
A reunião mediúnica é um encontro de trabalhadores espíritas com a finalidade de exercitar a mediunidade de forma segura, acolhendo os espíritos desencarnados nas suas dores e aflições. É um momento de muito aprendizado, no qual o médium desenvolve a capacidade de sentir a dor do outro, se colocar no lugar do seu semelhante, aprendendo a amar e a auxiliar quem verdadeiramente necessita.
É uma atividade privativa, séria, instrutiva, de intercâmbio espiritual integrada por trabalhadores que possuam conhecimento e formação espírita do Espiritismo compatível com o objetivo da tarefa.
Segundo Allan Kardec, "uma reunião só é verdadeiramente séria quando se ocupa de coisas úteis, com exclusão de todas as demais."
Ainda segundo Kardec: "uma reunião é um ser coletivo, cujas qualidades e propriedades são a resultante das de seus membros e formam como que um feixe. Ora, este feixe tanto mais força terá quanto mais homogêneo for."
É importante observar que a reunião mediúnica apresenta a interação de duas equipes, uma encarnada e uma desencarnada. Ademais, de acordo com o codificador da Doutrina Espírita, a homogeneidade do grupo vai depender do conhecimento e da afinidade dos participantes dessa reunião.
Ainda de acordo com o livro Orientação ao centro espírita, no mesmo capítulo, são apresentados os objetivos principais de uma reunião mediúnica, quais sejam:
Prestar auxílio moral e doutrinário aos espíritos que sofrem ou que fazem sofrer, concorrendo para o seu equilíbrio e a sua melhoria;
Amparar espíritos em processo de reencarnação;
Contribuir para o reajuste espiritual de espíritos portadores de várias desarmonias;
Colaborar com processos de desobsessão planejados e desenvolvidos pelos obreiros do plano extrafísico;
Favorecer o desenvolvimento da ciência espírita por meio de estudos edificantes relacionados à mediunidade e ao processo de intercâmbio mediúnico;
Exercitar o desenvolvimento de virtudes, esforçando-se para fornecer exemplos de transformação moral e ação no bem;
Cooperar com os benfeitores espirituais no trabalho de defesa do centro espírita, ante as investidas de espíritos descompromissados com o bem;
Auxiliar na construção da paz mundial entre os povos.
Allan Kardec enfatiza que: "o objetivo de uma reunião séria deve consistir em afastar os espíritos mentirosos. Incorreria em erro se ela se julgasse imune à ação deles, fiando-se tão só nos seus objetivos e na qualidade de seus médiuns. Tal meta não será alcançada enquanto a reunião não se achar em condições favoráveis."
Esta atividade ocorre sempre as terças feiras de forma privativa, nas dependências do centro, no horário das 20h ás 21:30h.