CONHEÇA O CENTRO
BREVE HISTÓRICO
Aos dezessete dias do mês de fevereiro do ano de um mil novecentos e cinquenta e um, na residência do senhor Heinz Hoffmam, na Vila Tingui, no bairro Bacacheri, presentes as senhoras Elides B. Trentin, Eulália Pires, os senhores Luiz Garcia, Edison Marcondes, Adélio Trentin, Heinz Hoffmam e demais membros deliberaram entre si fundar um Centro Espírita que se chamaria “A CAMINHO DO PROGRESSO”.
Em seguida, foi organizada a seguinte diretoria, que trataria da elaboração dos estatutos e da constituição da nova sociedade, assim constituída:
Presidente: Heinz Hoffmam
Vice-Presidente: Elides B. Trentin
1º Secretário: Adélio Trentin
2º Secretário: : Manoel Meirelis
Tesoureiro: Edison Marcondes
Conselho Fiscal: Eulália Pires – Arthur Momoli – Ester F. Hoffmam – Luiz Garcia – Elifas Braune – Arthur Linhares e Elelia M. Braume.
A data da fundação consta no ano de 1951, mas segundo relatos o agrupamento é mais antigo. Dona Eulália Pires, que através de sua mediunidade sentiu a necessidade de reunir-se para trazer as mensagens espíritas juntamente com o auxílio do Espírito do Doutor Trajano Reis, iniciou- se assim os encontros na sua própria residência, depois para uma pequena casa de madeira na Rua João Nabuco e mais tarde para o atual endereço.
Atualmente a casa conta com o auxílio do Espírito do Doutor Fajardo, Leocádio José Correia, freiras que se identificam como Clarice e Rosália e dos espíritos frequentadores da casa que desencarnaram e se mantêm ligados.